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Ensino de ciências para crianças
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Anos iniciais
Sequência didática.

Como Citar

MARQUES, Núria Araújo; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Ensino de ciências para crianças: vivências sobre saúde e ambiente em uma abordagem CTSA. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9733. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho surge da participação da pesquisadora nas reuniões do Projeto denominado Ensino de Ciências para Crianças, desenvolvido pelo grupo FORMAR – Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp. A pesquisa tem como objetivo investigar um processo de elaboração de uma sequência didática sobre vivências em Educação Ambiental, em uma abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), analisando possibilidadese limites da proposta para a alfabetização científica no contexto escolar. A elaboração da sequência contou inicialmente com uma pesquisa bibliográfica, buscando levantar trabalhos realizados no ambiente escolar. Após socialização das informações com uma equipe de professores e alunos, inicia-se a elaboração do material. Durante o processo, diários de campo, reuniões e discussões constituíram-se importantes instrumentos de trabalho. No resultado final obtém-se a sequência didática com a temática dengue. Essa pesquisa tomou como objetivo a alfabetização científica, buscando contribuir para um acesso maior dos indivíduos à cultura científica.

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