Propriedades do som no ensino de ciências

dinâmica com instrumento musical na formação inicial de professores

Autores

  • Isabela P. Barros Universidade Federal de Lavras
  • Gabriel A. Campos Vargas Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Ensino, Ciências, Som, Instrumentos musicais.

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para o ensino de ciências relatando e discutindo uma aula em que foi utilizado um experimento e entender como essa técnica auxilia na construção de conceitos pelos alunos. O conteúdo escolhido foi “Propriedades do som” essa aula foi ministrada para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA. Utilizou-se instrumentos musicais, água e corante para problematizar os efeitos do som na superfície de materiais e assim, trabalhar conteúdos como frequência, sons graves e agudos, timbre, intensidade e o conceito de onda mecânica e suas características. Os alunos participantes escreveram avaliações a respeito da metodologia aplicada e os conteúdos das falas foram analisados e organizados em categorias que serão discutidas neste trabalho. A partir dessa discussão, é possível perceber a influência do uso de experimentos no processo de ensino e aprendizagem e qual a importância de se trabalhar estes tipos de metodologia.

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Biografia do Autor

Isabela P. Barros, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal de Lavras

Gabriel A. Campos Vargas, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal de Lavras

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Federal de Lavras

Professor adjunto do Departamento de Biologia Universidade Federal de Lavras

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Publicado

2018-09-27

Como Citar

BARROS, I. P.; VARGAS, G. A. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Propriedades do som no ensino de ciências: dinâmica com instrumento musical na formação inicial de professores. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9730. Acesso em: 5 fev. 2023.

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