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Análise semiótica de uma imagem de resíduos sólidos urbanos para a educação ambiental
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Palavras-chave

Imagens
Resíduos sólidos urbanos
Teoria dos interpretantes.

Como Citar

PEDROZO, Robson Francisco; LABURÚ, Carlos Eduardo; ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira. Análise semiótica de uma imagem de resíduos sólidos urbanos para a educação ambiental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9729. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O temário Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tem recebido destaque nos mais diversos meios de comunicação e, também, despertado interesse em pesquisas sociais, em virtude da alta produção industrial, do incentivo ao consumo e, consequentemente, o consumo exacerbado, imperado pelo sistema capitalista. Diante desse panorama que tal tema demanda, este trabalho teve por objetivo analisar uma imagem produzida por um grupo de estudantes sob a ótica da teoria dos interpretantes de Charles Sanders Peirce. Para isso, foi desenvolvido um processo de alfabetização visual com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Londrina/PR, durante as aulas de Ciências. Compõem o banco de dados da pesquisa registros vídeo-gravados e oito imagens produzidas pelos estudantes. Da análise de uma dessas imagens, obtém-se a predominância dos interpretantes emocional e lógico. Espera-se que este trabalho contribua para a discussão e reflexão acerca dos RSU em ambiente escolar.

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