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Reestruturação da disciplina química fundamental de um curso de bacharelado por meio da implementação de unidades didáticas multiestratégicas
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Palavras-chave

Unidade didática multiestratégica
Avaliação formativa
Ensino superior
Inovação didático-pedagógica
Ensino de Química

Como Citar

ZOCA, Camila Campos; BEGO, Amadeu Moura. Reestruturação da disciplina química fundamental de um curso de bacharelado por meio da implementação de unidades didáticas multiestratégicas : possibilidades de inovação didático-pedagógico. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 11, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9722. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os impactos da reestruturação da disciplina Química Fundamental, do Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara, por meio da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM). Realizou-se uma pesquisa não-experimental do tipo estudo de caso e as fontes foram dados sobre os problemas enfrentados pelos professores do departamento e da avaliação de estudantes por meio de questionário. Os dados revelaram as potencialidades da implantação das UDM na melhoria da aprendizagem e da motivação de estudantes decorrentes da maior organização e sistematização da disciplina, bem como da diversificação de estratégias didáticas e de avaliação utilizadas em um fundamentado e estruturado planejamento didático-pedagógico. Além disso, a maioria dos estudantes ressalta os plantões de dúvidas como espaço imprescindível para a melhoria do aprendizado em função da proximidade e adaptação da linguagem dos monitores, do atendimento individualizado, do auxílio em conteúdos básicos e na orientação para o estudo.

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