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O filme "Tempos modernos" como recurso pedagógico no ensino dos conceitos de homeostase e estresse
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Palavras-chave

Metodologia de ensino
Ensino de biologia
Cinema
Homeostase e estresse.

Como Citar

ANDRADE, Pâmela Maria de; PAULO, Nágila Cristina Paixão de; LOURENÇO, Camila Oliveira; TAKAYAMA, Luiz Roberto; NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio Fernandes. O filme "Tempos modernos" como recurso pedagógico no ensino dos conceitos de homeostase e estresse. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9720. Acesso em: 25 jun. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais. A atividade permitiu a construção de conhecimentos acerca dos temas Homeostase e Estresse, abordando o tema transversal Trabalho e Consumo. No desenvolvimento da prática foi utilizado o filme Tempos Modernos (1936) do cineasta Charles Chaplin. Para a interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo e categorização das falas. As categorias construídas foram: atuação docente, recurso pedagógico e método avaliativo. A construção dos conceitos fisiológicos por meio do referido filme se mostrou instigante, pois trata-se de uma obra que retrata a realidade do trabalho em plena revolução industrial, permitindo a reflexão acerca da fisiologia do corpo e da realidade do trabalho. Assim, pôde-se perceber o cinema como um recurso interessante no processo de ensino-aprendizagem.

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Referências

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