O filme "Tempos modernos" como recurso pedagógico no ensino dos conceitos de homeostase e estresse

Autores

  • Pâmela Maria de Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Nágila Cristina Paixão de Paulo Universidade Federal de Lavras
  • Camila Oliveira Lourenço Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Roberto Takayama Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Ensino de biologia, Cinema, Homeostase e estresse.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida na disciplina de Metodologia do Ensino de Biologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais. A atividade permitiu a construção de conhecimentos acerca dos temas Homeostase e Estresse, abordando o tema transversal Trabalho e Consumo. No desenvolvimento da prática foi utilizado o filme Tempos Modernos (1936) do cineasta Charles Chaplin. Para a interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo e categorização das falas. As categorias construídas foram: atuação docente, recurso pedagógico e método avaliativo. A construção dos conceitos fisiológicos por meio do referido filme se mostrou instigante, pois trata-se de uma obra que retrata a realidade do trabalho em plena revolução industrial, permitindo a reflexão acerca da fisiologia do corpo e da realidade do trabalho. Assim, pôde-se perceber o cinema como um recurso interessante no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Maria de Andrade, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal de Lavras

Nágila Cristina Paixão de Paulo, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal de Lavras

Camila Oliveira Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal de Lavras

Luiz Roberto Takayama, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas Universidade Federal de Lavras

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Biologia - Universidade Federal de Lavras

Referências

ANDRADE, L. L. S. de; et al. A expressividade do cinema mudo na construção de significados In: Distúrbios da Comunicação, 26(1), ISSN 2176-2724, 2014, p. 95-100.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação do Brasil. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC: SEMTEC, 2014.

CARVALHO, Í. N., NUNES-NETO, N. F., EL-HANI, C. N. Como Selecionar Conteúdos de Biologia para o Ensino Médio? Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011.

CRISTÓVÃO, V. L. L., DURÃO, A. B. de A. B., NASCIMENTO, E. L. Debate em sala de aula: práticas de linguagem em um gênero escolar. In: Encontro Celsul, 5, p. 1436-1441. Curitiba-PR, 2003.

GUYTON, A. C., HALL, J. E., GUYTON, A. C. Tratado de fisiologia médica. Elsevier Brasil, 2006.

KLAMMER, C. R., GNOATTO, D. M., OZÓRIO, E. V. K., SOLIERI, M. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL, 3, p. 872-882. Florianópolis: UFSC, 2006.

LOUREIRO, R. Educação, Cinema e Estética: Elementos para uma reeducação dos sentidos. Educação & Realidade, v. 33, p. 135-154, 2008.

MERLO, A. R. C. Psicodinâmica do Trabalho. In: Saúde mental & trabalho: leituras. JACQUES, M. da G., CODO, W. (Orgs.). p. 130-142 Petrópolis: Vozes, 2002.

MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Básico Comum – Proposta Curricular Ciências e Biologia. – Belo Horizonte: SEE, Minas Gerais, 2007.

MINAYO, A. C. de S., DESLANDES, S. F., GOMES, R. Pesquisa social: teoria método e criatividade. 28º Ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

SILVA, T. C., AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2012.

VANZELA, E. C., BALBO, S. L., JUSTINA, L. A. D. A integração dos sistemas fisiológicos e sua compreensão por alunos do ensino médio. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, v. 11, n. 3, p. 12-19, 2013.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

ANDRADE, P. M. de; PAULO, N. C. P. de; LOURENÇO, C. O.; TAKAYAMA, L. R.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. . F. O filme "Tempos modernos" como recurso pedagógico no ensino dos conceitos de homeostase e estresse. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9720. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)