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Elementos motivacionais, saberes e práticas relacionadas ao plantio de árvores em ações de protagonismo ambiental
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Palavras-chave

Elementos motivacionais
Fazeres
Saberes.

Como Citar

NASCIBEM, Fábio Gabriel; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; JÚNIOR, Oswaldo Gonçalves. Elementos motivacionais, saberes e práticas relacionadas ao plantio de árvores em ações de protagonismo ambiental: uma revisão bibliográfica. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9717. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo tem por objetivo fazer uma discussão teórica seguida de pesquisa bibliográfica sobre o que já foi estudado em relação aos elementos motivacionais, saberes e fazeres relacionados a práticas de arborização. Assim, nós problematizamos que a questão ambiental não deve ser resolvida por aquelas concepções que a levaram ao colapso. É urgente uma nova racionalidade que dê conta da multidimensionalidade e pluralidade das manifestações humanas e naturais. Discutimos a temática ambiental sob a óptica do paradigma da complexidade, que propõe a integração de diferentes saberes em diálogo. Trouxemos diferentes autores que pensam que os saberes em diálogo são centrais para abertura de novos caminhos. A seguir, a partir destas lentes que justificam buscar que saberes e fazeres estão presentes em tais práticas, expusemos que não há retorno na pesquisa bibliográfica que ressoe com os objetivos da nossa pesquisa. Por fim, cremos que tal pesquisa contribua para novos caminhos na área.

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Referências

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