Contribuições do PIBID - biologia da Universidade Federal de Lavras para a formação continuada de professores

Autores

  • José Sebastião Andrade de Melo Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Fernandes Nascimento Júnior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Educação, Formação continuada, Carreira do magistério, Ensino de biologia.

Resumo

Entre as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação inicial dos licenciandos destaca-se o incentivo à carreira do magistério. Já quanto às contribuições deste programa para a formação de professores atuantes poucas reflexões são encontradas na literatura específica. O objeto de estudo escolhido nesta pesquisa foi a proposta de ação elaborada pela equipe do Pibid, subprojeto de Biologia da Universidade Federal de Lavras. Por meio da análise documental dos relatórios finais do Pibid-Biologia da UFLA nos anos de 2014 e 2015 procurou-se investigar quais foram as contribuições deste programa para a formação continuada das professoras supervisoras em exercício na rede pública de educação básica do município de Lavras-MG. Concluiu-se que o programa trouxe significativas contribuições para a formação destas profissionais, tendo destaque o aprendizado do trabalho com temas transversais no ensino de biologia e em práticas de educação ambiental.

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Biografia do Autor

José Sebastião Andrade de Melo, Universidade Federal de Lavras

Téc. Ens. Superior Licenciado em Química - Universidade Federal de Lavras

Antônio Fernandes Nascimento Júnior, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação - Universidade Federal de Lavras

Referências

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Publicado

2018-09-26

Como Citar

MELO, J. S. A. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Contribuições do PIBID - biologia da Universidade Federal de Lavras para a formação continuada de professores. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9716. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

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