Banner Portal
A avaliação das aprendizagens sob a ótica de docentes e discentes de uma instituição de ensino do interior de Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Avaliação das aprendizagens
Ensino-aprendizagem
Formação docente.

Como Citar

BITTENCOURT, G.; ASSIS, D.; RIBEIRO, G. A avaliação das aprendizagens sob a ótica de docentes e discentes de uma instituição de ensino do interior de Minas Gerais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9715. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

A avaliação das aprendizagens consiste num processo imprescindível da práxis docente, pois deve propiciar um diagnóstico a respeito da qualidade do trabalho empreendido pelo professor e pelo aluno. Não obstante, frequentemente, a avaliação é reduzida a uma ferramenta de caráter meramente punitivo e classificatório. Portanto, discentes da Licenciatura em Física do IFMG-Congonhas empreenderam uma pesquisa que objetivava investigar as concepções de docentes e discentes de um campus do IFMG a respeito do papel da avaliação das aprendizagens. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas dirigidas a docentes e discentes. Para isso, questionários foram elaborados. Verificou-se que alguns docentes demonstraram conceber a avaliação como sendo um ato essencialmente punitivo e classificatório. Entretanto, outros docentes demonstraram conceber o ato de avaliar como uma tarefa contínua e processual que propicia um diagnóstico do trabalho empreendido pelo professor e pelo aluno. Todos os discentes, porém, demonstraram atribuir às finalidades da avaliação um significado estritamente classificatório.

PDF

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo. Paz e Terra, 1980. In: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, 224 p.

KENSKI, Vani Moreira. Repensando a avaliação da aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos Alencar. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 2012, p. 135-147.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.