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A física do olho humano, uma abordagem dos três momentos pedagógicos com uso de recursos sensitivos
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Palavras-chave

Ensino de física
Educação problematizadora
Recursos sensitivos

Como Citar

BORGES, Reginaldo; CORRÊA, Hamilton. A física do olho humano, uma abordagem dos três momentos pedagógicos com uso de recursos sensitivos. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9711. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No ensino formal, o ensino da óptica se apresenta em uma linguagem técnica com seu conteúdo pré-determinado por livros didáticos e/ou apostilas. Em uma proposta alternativa contextualizadora, relata-se a investigação do ensino da óptica em uma abordagem diferenciada na construção deste conhecimento, inspirada na pedagogia libertadora de Paulo Freire, utilizando como encaminhamento metodológico os Três Momentos Pedagógico (3MP) associados aos recursos sensitivos (RS). A abordagem pedagógica se desenvolve nos momentos pedagógicos - Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC) - tendo o tema “Anomalias ligadas à visão” como estruturante do ensino/aprendizado do conteúdo da óptica. O ensino foi aplicado no período do contra turno escolar, contando com a adesão de um grupo de aproximadamente 15 alunos oriundos dos três anos do ensino médio. Os resultados aqui apresentados são as contribuições do uso dos RS no desenvolvimento do momento da PI e dos aprendizados proporcionados aos educandos.

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