Resumo
Os delineamentos iniciais deste projeto surgem como um exercício de amadurecimento de nossas práticas escolares e vivencias pessoais. O presente constitui a prática de todo o embasamento teórico do II Módulo do Curso de Extensão: Educação Ambiental, Escola e Sociedade. Como parte final da Oficina 8 – “Pesquisa e Prática Pedagógica em Educação Ambiental” o projeto tem como objetivo principal promover a reflexão sobre o ambiente escolar e a importância das áreas verdes.
Referências
AMARAL, Ivan Amorosino do. Educação ambiental e o currículo escolar. Revista Contestado e Educação, n.6, out./dez., 2003.
BAGNOLO, Carolina Messora. Educação Ambiental: a teoria, a prática e a universidade. Ciências em Foco, v. 1, n. 3, ago. 2010.
BARGOS, Danúbia Caporusso. Mapeamento e análise de áreas verdes urbanas em Paulínia (SP): Estudo com a aplicação de geotecnologias. Soc. & Nat., v. 24 n. 1, p. 143-156, jan/abr. 2012.
CAMPINAS. Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Um processo de Reflexão e Ação. Campinas: SME, 2012, p. 109-119.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a Educação ambiental formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2001.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
LESTINGE, Sandra; SORRENTINO, Marcos. As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida. Ciência & Educação, v.14, n.3, 2008.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa; et al. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Editora Cortez, 2002, p. 109-141.
Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.