Banner Portal
O ensino da física universitária básica e a formação continuada de professores de ciências
PDF

Palavras-chave

Ensino de física
Contextualização
Licenciatura

Como Citar

ROCHA, José F. M. O ensino da física universitária básica e a formação continuada de professores de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 8, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9697. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho mostra como o chamado projeto das Físicas Básicas, do Curso de Física, Licenciatura, noturno, da UFBA, pode ser usado em programas de formação continuada de professores de ciências, particularmente professores de física. As Físicas Básicas são quatro novas disciplinas que foram criadas juntamente com o Curso de Física Licenciatura, noturno, implantado em 1999, e que são oferecidas paralelamente às tradicionais Físicas Gerais e Experimentais. Após 13 anos de experiências, uma avaliação dos resultados mostrou ter sido essa uma experiência bem sucedida, não encontrada em outras universidades do país. Mostrou também como aplicar em sala de aula a ideia muito difundida nos meios acadêmicos de que História da Ciência (História da Física) pode e deve ser utilizada para melhorar a aprendizagem dos conteúdos de Física. O sucesso desta experiência nos permite propor a utilização do projeto das Físicas Básicas também para a formação continuada de professores de física.

PDF

Referências

MATTHEWS, Michael R. Science Teaching, The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.

MEIHY, José S. B; RIBEIRO, Suzana L. S. Guia prático de história oral. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

ROCHA, José Fernando Moura. Origem e Evolução do Curso de Física, Licenciatura, noturno, da Universidade Federal da Bahia – o caso das disciplinas Física Básica III e IV. 2014. 711 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.