Estágio supervisionado e o ensino de física

reflexão sobre uma prática

Autores

  • Franciéle Gonçalves Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Fernanda Keila Marinho Silva Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Formação inicial, Ensino de física

Resumo

O presente trabalho visa refletir e analisar as contribuições do estágio supervisionado para a formação inicial de professores em física, demonstrando algumas estratégias utilizadas no desenvolvimento do mesmo. A experiência ocorreu em uma universidade federal e teve duração de dois anos em parceria com uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados que compõem o artigo fazem parte dos relatórios e documentos produzidos durante os estágios. Os resultados mostram que a reflexão sobre o estágio como campo de conhecimento e parte importante do processo formativo da docência é um objeto que, apesar de intensamente explorado, ainda pode gerar encaminhamentos interessantes sobre a formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciéle Gonçalves Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2014), campus Sorocaba. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (2017) e, Doutoranda pelo mesmo programa da Universidade Estadual de Campinas.

Fernanda Keila Marinho Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2009).

Referências

CALDERANO, M. A. Estágio Curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.

PICONEZ, S. C. B. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

OLIVEIRA, F. G.; SILVA, F. K. M. Estágio supervisionado e o ensino de física: reflexão sobre uma prática. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 7, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9695. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos