Banner Portal
Estágio supervisionado e o ensino de física
PDF

Palavras-chave

Estágio supervisionado
Formação inicial
Ensino de física

Como Citar

OLIVEIRA, Franciéle Gonçalves; SILVA, Fernanda Keila Marinho. Estágio supervisionado e o ensino de física: reflexão sobre uma prática. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 7, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9695. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho visa refletir e analisar as contribuições do estágio supervisionado para a formação inicial de professores em física, demonstrando algumas estratégias utilizadas no desenvolvimento do mesmo. A experiência ocorreu em uma universidade federal e teve duração de dois anos em parceria com uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os dados que compõem o artigo fazem parte dos relatórios e documentos produzidos durante os estágios. Os resultados mostram que a reflexão sobre o estágio como campo de conhecimento e parte importante do processo formativo da docência é um objeto que, apesar de intensamente explorado, ainda pode gerar encaminhamentos interessantes sobre a formação inicial.

PDF

Referências

CALDERANO, M. A. Estágio Curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012.

PICONEZ, S. C. B. et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 20 ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

ZABALZA, M. A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.