Saberes e fazeres populares relacionados à agricultura e diálogos com o conhecimento científico

propostas para o ensino de ciências

Autores

  • Fábio Gabriel Nascibem Universidade Estadual de Campinas
  • Alessandra Aparecida Viveiro Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Ensino de ciência, Conhecimento científico, Saberes populares

Resumo

Investigamos saberes populares e práticas de um grupo de moradores de um assentamento rural paulista a respeito do manejo com a terra. Para tanto, trabalhamos em uma abordagem qualitativa, e como instrumento, utilizamos entrevistas com roteiros semiestruturados, investigando aspectos como: uso de queimadas, influência das fases da lua, rotação de culturas, agrotóxicos e fertilização do solo. Os resultados foram analisados em consonância com aspectos da área de agroecologia. A ideia é que tais conhecimentos subsidiem, em um momento posterior, propostas para a inserção dos saberes populares no ensino de ciências que consideram as realidades regionais. 

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Biografia do Autor

Fábio Gabriel Nascibem, Universidade Estadual de Campinas

Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática Unicamp

Alessandra Aparecida Viveiro, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de educação – Unicamp

Referências

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

NASCIBEM, F. G.; VIVEIRO, A. A. Saberes e fazeres populares relacionados à agricultura e diálogos com o conhecimento científico: propostas para o ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 6, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9694. Acesso em: 17 jan. 2022.

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