Banner Portal
Saberes e fazeres populares relacionados à agricultura e diálogos com o conhecimento científico
PDF

Palavras-chave

Ensino de ciência
Conhecimento científico
Saberes populares

Como Citar

NASCIBEM, Fábio Gabriel; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Saberes e fazeres populares relacionados à agricultura e diálogos com o conhecimento científico: propostas para o ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 6, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9694. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Investigamos saberes populares e práticas de um grupo de moradores de um assentamento rural paulista a respeito do manejo com a terra. Para tanto, trabalhamos em uma abordagem qualitativa, e como instrumento, utilizamos entrevistas com roteiros semiestruturados, investigando aspectos como: uso de queimadas, influência das fases da lua, rotação de culturas, agrotóxicos e fertilização do solo. Os resultados foram analisados em consonância com aspectos da área de agroecologia. A ideia é que tais conhecimentos subsidiem, em um momento posterior, propostas para a inserção dos saberes populares no ensino de ciências que consideram as realidades regionais. 

PDF

Referências

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).

BONZI, R. S. Meio século de Primavera silenciosa: um livro que mudou o mundo. Desenvolvimento e Meio ambiente, n. 28, p. 207-215, 2013. Ciências em Foco, v. 9, n. 2, p. 19-25, 2016.

CAPORAL, F. R (org.). Agroecologia: uma nova ciência para apoiar a transição a agricultura mais sustentáveis. In: CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. (Org.) Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. 1. ed. Brasília: Paulus, 2009, p. 9-64.

COSTA, M. B. B. da; CAMPANHOLA, C. A agricultura alternativa no estado de São Paulo. Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997. (Embrapa-CNPMA. Documentos, 7).

FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. (Saúde em debate; 46).

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.