O museu como um espaço de aprendizagem na educação infantil

  • Adriana Regina de Oliveira Couto Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Museus, Infância, Aprendizagem

Resumo

Nas últimas décadas, na educação infantil, muitas discussões têm acontecido sobre concepção de infância, alfabetização, letramento, importância do lúdico, mas pouco se discute sobre ensino de ciências com os pequenos. O mundo natural e social está dado e as crianças vivem nele interagindo o tempo todo, cabendo a nós educadores ajudá-las a interpretar e compreender o mundo que vivem. Assim, reconhecendo a importância do ensino de ciências desde a educação infantil, esse trabalho tem como objetivo tratar dos museus enquanto espaços formativos, de memórias, de coleções de uma sociedade. Desta forma, este trabalho visa socializar um relato de experiência em numa sala de educação infantil de Campinas, em que foi realizada uma sequência didática que contemplou várias atividades literatura infantil, jogos, filmes, exposição de objetos, bem como uma atividade de campo no Museu de História Natural de Campinas. Tal sequência auxiliou as crianças a construírem conhecimentos sobre ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Oliveira Couto, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Referências

ARCE, A.; MARTINS, L. M. Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar. Campinas: Alínea, 2007.

ÁRIES, P. História social da criança e da família. 2ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 3, p. 161-204, 1998.

CARVALHO, D. M.; CARVALHO, T. C. A. Educação infantil: história, contemporaneidade e formação de professores. 2010.

LOPES, M. M.; MURRIELO, S. E. Ciências e educação em museus no final do século XIX. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 12, n. Supl, p. 13-30, 2005.

MARANDINO, M. Interfaces na relação museu-escola. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 18, n.1, p.85-100, abr. 2001.

VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. da S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em tela, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2009.

VOLPATO, G. Jogo e brinquedo: reflexão a partir da teoria crítica. Montes Claros: Unimontes, v.3, n.3, p, 2002. (Unimontes Científica)

Publicado
2020-01-23
Como Citar
Couto, A. R. de O. (2020). O museu como um espaço de aprendizagem na educação infantil. Ciências Em Foco, 9(2), 8. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9692
Seção
Artigos