Banner Portal
A física mais próxima
PDF

Palavras-chave

Contextualização
Ensino de Física
Sensores

Como Citar

DUGATO, Danian Alexandre; PINHEIRO, Márcio do Carmo; PAULETTI, Diogo. A física mais próxima: estudo de sensores residenciais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022008, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9596. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Os diferentes tipos de dispositivos sensores (mecânicos e elétricos) que automatizam equipamentos residenciais são objetos comuns, acessíveis e que, naturalmente, despertam curiosidade sobre a ciência por trás de seu funcionamento. Neste trabalho, elaboramos propostas de contextualização de conceitos físicos com diferentes tipos de dispositivos sensores, considerando que o interesse no aprendizado desses conceitos é maior quando são discutidos a partir de elementos da realidade dos estudantes. Para isso, discutimos os locais onde os sensores são encontrados, suas condições de funcionamento e a teoria Física associada a cada um. Como resultado, temos a análise de oito sensores utilizados em equipamentos domésticos ou na automação residencial e verificamos que, com esses dispositivos, é possível contextualizar o estudo de conceitos físicos relacionados à temperatura, leis da Termodinâmica, dilatação térmica, efeito Joule, ondas eletromagnéticas, efeito fotoelétrico, lei de Ohm, resistência elétrica, radiação, campo magnético, indutores, aceleração, gravidade, capacitores, tensão elétrica, entre outros.

PDF

Referências

AGUILAR-HERNANDEZ, J. et al. Photoluminescence and structural properties of cadmium sulphide thin films grown by different techniques. Semicond. Sci. Technol. 18 111–114, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da educação, p. 144, 2002.

CALLISTER, W.D. Materials Science and Engineering: An Introduction . 7th edition. John Wiley & Sons, Inc, 2007.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa, et al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DAVIS, J.R. Metals Handbook Desk Edition . ASM, 1998.

MELLO, Namo de. Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização. Disponível em: <http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/contextinterdisc.pdf.> Acesso em 05.jul.2018.

PESSANHA, Márlon Caetano Ramos; COZENDEY, Sabrina Gomes; SOUZA, Marcelo de Oliveira. Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de Física experimental a distância. Disponível em: <http://www.scielo.br/img/fbpe/rbef/v32n4/13.htm>. Acesso em: 09.jul.2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.