Banner Portal
A física mais próxima
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Contextualização
Ensino de Física
Sensores

Cómo citar

DUGATO, Danian Alexandre; PINHEIRO, Márcio do Carmo; PAULETTI, Diogo. A física mais próxima: estudo de sensores residenciais. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022008, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9596. Acesso em: 10 may. 2024.

Resumen

Os diferentes tipos de dispositivos sensores (mecânicos e elétricos) que automatizam equipamentos residenciais são objetos comuns, acessíveis e que, naturalmente, despertam curiosidade sobre a ciência por trás de seu funcionamento. Neste trabalho, elaboramos propostas de contextualização de conceitos físicos com diferentes tipos de dispositivos sensores, considerando que o interesse no aprendizado desses conceitos é maior quando são discutidos a partir de elementos da realidade dos estudantes. Para isso, discutimos os locais onde os sensores são encontrados, suas condições de funcionamento e a teoria Física associada a cada um. Como resultado, temos a análise de oito sensores utilizados em equipamentos domésticos ou na automação residencial e verificamos que, com esses dispositivos, é possível contextualizar o estudo de conceitos físicos relacionados à temperatura, leis da Termodinâmica, dilatação térmica, efeito Joule, ondas eletromagnéticas, efeito fotoelétrico, lei de Ohm, resistência elétrica, radiação, campo magnético, indutores, aceleração, gravidade, capacitores, tensão elétrica, entre outros.

PDF (Português (Brasil))

Citas

AGUILAR-HERNANDEZ, J. et al. Photoluminescence and structural properties of cadmium sulphide thin films grown by different techniques. Semicond. Sci. Technol. 18 111–114, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da educação, p. 144, 2002.

CALLISTER, W.D. Materials Science and Engineering: An Introduction . 7th edition. John Wiley & Sons, Inc, 2007.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa, et al. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DAVIS, J.R. Metals Handbook Desk Edition . ASM, 1998.

MELLO, Namo de. Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização. Disponível em: <http://www.namodemello.com.br/pdf/escritos/outros/contextinterdisc.pdf.> Acesso em 05.jul.2018.

PESSANHA, Márlon Caetano Ramos; COZENDEY, Sabrina Gomes; SOUZA, Marcelo de Oliveira. Desenvolvimento de uma ferramenta para o ensino de Física experimental a distância. Disponível em: <http://www.scielo.br/img/fbpe/rbef/v32n4/13.htm>. Acesso em: 09.jul.2018.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2022 Ciências em Foco

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.