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Ensino de física e educação para surdos no Brasil
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Palavras-chave

Ensino de Física
Educação para surdos
Revisão sistemática de literatura

Como Citar

RODRIGUES-MOURA , Sebastião; DESIDÉRIO, Ricardo. Ensino de física e educação para surdos no Brasil: Uma revisão sistemática de literatura. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e023003, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18574. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa, visamos compreender as estratégias de ensino e as relações de mediação pedagógica existentes no ensino de Física no processo inclusivo de educação para surdo no contexto brasileiro. Assumimos os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, por meio dos procedimentos da revisão sistemática de literatura, feita em bases de dados para identificar produções brasileiras. Da análise dos resultados, destacamos que muitas estratégias de ensino foram desenvolvidas por professores para a aprendizagem de Física aos alunos surdos, mas ainda há dificuldades na relação da mediação pedagógica com o intérprete que precisa ser superada e aprimorada. Apontamos que o papel do professor requer intencionalidade pedagógica, em colaboração com o intérprete, como por exemplo, na produção de sinais emergenciais, com foco único na aprendizagem do aluno surdo.

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