Banner Portal
Correntes pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas no Brasil a partir do século XX
PDF

Palavras-chave

Educação Libertadora
Pedagogias críticas
Ensino de ciências

Como Citar

DA ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da Silva; BOZELLI, Fernanda Cátia. Correntes pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas no Brasil a partir do século XX: Uma breve revisão. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 16, n. 00, p. e023002, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18573. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio teórico possui como objetivo trazer uma breve revisão das principais correntes pedagógicas presentes na Educação brasileira, com ênfase no ensino de ciências da natureza (EC), entre os séculos XX e XXI, bem como suas bases ideológicas. Mais além, apresentamos diferentes referenciais pautados em um paradigma crítico, para discutirmos suas contribuições ao EC. Em especial, focalizamos na Educação Libertadora freireana. Nesse sentido, nos posicionamentos junto às correntes crítico-transformadoras, por compreendermos que as condições atuais de dominação de parte da sociedade sobre a outra consiste no maior entrave atual da humanidade. Por fim, consideramos que a Educação Libertadora pode trazer grandes contribuições ao ensino desta área, por meio da problematização e dialogicidade. Nesses termos, é possível desenvolver um ensino de ciências que vise desvelar e superar as situações-limite existentes tanto na realidade dos educandos quanto nessa própria área do conhecimento.

PDF

Referências

ALMEIDA, Eliane dos Santos; STRIEDER, Roseline Beatriz. Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33278, 1–, 2021.

ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e pesquisa, v. 28, n. 1, p. 77-89, 2002.

AULER, Décio. Freire, Fermento Entre os Oprimidos: Continua Sendo?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33706, 1–, 2021.

DEBOER, George E. A History of Ideas in Science Education: Implications for Practice. Nova Iorque: Teachers College Press, 1234 Amsterdam Avenue, 1991.

DELIZOICOV, Demétrio; GEHLEN, Simoni Tormöhlen; IBRAIM, Stefannie de Sá. Centenário Paulo Freire: Contribuições do Ideário Freireano para a Educação em Ciência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e36079, 1–, 2021.

DELIZOICOV, Demétrio; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Alteridade, Pesquisa na Educação em Ciências e a Perspectiva Freireana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33358, 1–, 2021.

DEMARTINI, Gabriel Ribeiro; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33743, 1–, 2021.

DULLO, Eduardo. Paulo Freire e a produção de subjetividades democráticas: da recusa do dirigismo à promoção da autonomia. Pro-Posições, v. 25, n. 3, p. 23-43, 2014.

FONSECA, Eril Medeiros da; TADEU, Tassiéllen Soares Antunes; MARASCHIN, André de Azambuja; LINDEMANN, Renata Hernandez. Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33532, 1–, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIMENES, Camila Itikawa. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores de Ciências Naturais: possibilidade para a práxis na formação inicial? 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como "ideologia". Lisboa: Edições 70, 1987.

LORENZ, Karl M. Rui Barbosa and the Argument for Teaching the Natural Sciences in the Brazilian Primary School of the XIX Century. SelectedWorks. Connecticut: Sacred Heart University, 2004.

LORENZ, Karl M. Relatório do Projeto: Os Livros Didáticos de Ciências para o Ensino Secundário Brasileiro do Século XIX [Project Report: Science Textbooks in Brazilian Secondary Education during the Nineteenth Century]. SelectedWorks. Connecticut: Sacred Heart University, 2007.

LORENZ, Karl M.; VECHIA, Ariclê. O Debate Ciências Versus Humanidades no Século XIX: Reflexões sobre o Ensino de Ciências no Collegio de Pedro II. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; FERREIRA NETO, Amarílio. Práticas escolares e processos educativos: currículo, disciplinas e instituições escolares (séculos XIX e XX). Vitória: EDUFES, 2011.

MAGOGA, Thiago Flores; MUENCHEN, Cristiane. “Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e33748, 1–, 2021.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo e controle social. Teoria e Educação, n. 5, p. 41-54, 1992.

PIERONI, Laís Goyos; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi, VIVEIRO, Alessandra Aparecida; ROCHA, Pedro Neves da; FERRARI, Alexandre Harlei; ARRUDA, Andréia Aparecida; SOUZA, Carina Teles; NASCIBEM, Fábio Gabriel; DINIZ, Franciane; RODRIGUES, Gabriela; SILVA, José Hilton Pereira da; GOBATO, Mariana Mendonça; ZANON, Natália Gladcheff; BORGHI, Rosa Helena Pinheiro. Paulo Freire na produção científica brasileira sobre Ensino de Ciências e Educação Ambiental (2010- 2014). In: MEMBIELA, Pedro; CEBREIROS, María Isabel; VIDAL, Manuel. (org.). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias / Novos desafios no ensino de ciências. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2019, p. 475-480.

ROCHA, Pedro Neves da; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 507-525, 2021.

ROCHA, Pedro Neves da; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; FERRARI, Alexandre Harlei; ARRUDA, Andréia Aparecida; SOUZA, Carina Teles; CAMPOS, Daniela Furtado; NASCIBEM, Fábio Gabriel; DINIZ, Franciane; RODRIGUES, Gabriela; SILVA, José Hilton Pereira da; PIERONI, Laís Goyos; GOBATO, Mariana Mendonça; ZANON, Natália Gladcheff; GONÇALVES, Paula Cristina da Silva; BORGHI, Rosa Helena Pinheiro. Paulo Freire em pesquisas de Educação Ambiental: um olhar a partir de artigos em periódicos (2015-2018). In: MEMBIELA, Pedro; CEBREIROS, María Isabel; VIDAL, Manuel. (org.). Perspectivas y prácticas docentes en la enseñanza de las ciencias / Perspectivas e práticas docentes no ensino de ciências. 1ed. Ourense: Educación Editora, 2021, v. 1, p. 473-479.

ROSA, Suiane Ewerling. da; STRIEDER, Roseline Beatriz. Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e29619, 1–, 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 35. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da; CAMPOS, Marília Lopes de; FONSECA, Lana Claudia de Souza. Caminhos onde reencontramos Paulo Freire - a Educação Popular na cidade. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 26, n. 85, p. 117-135, 2012.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; ARRUDA, Andréia Aparecida; SILVA, José Hilton Pereira da; PIERONI, Laís Goyos; DOURADO, Sandra Maria Araújo. A apropriação da obra de Paulo Freire na produção científica em ensino de Ciências (2010-2014). Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, SP, Brasil, 10, 2015, p. 1-7.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Paulo Freire em produções científicas sobre formação de professores para o ensino de ciências (2010-2014). Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinario, p. 3075-3080, 2017.

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi; VIVEIRO, Alessandra Aparecida; NASCIBEM, Fábio Gabriel; FERRARI, Alexandre Harlei; DIVARDIM, Danilo Henrique; MARIA, Flávia Regina; ROCHA Pedro Neves da; LOPES, Talita Mazzini. A obra de Paulo Freire na produção científica em educação ambiental (2010-2014). Anais do Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Guarapuava, PR, Brasil, 15, 2017, p. 473-479.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.