Banner Portal
O uso das mídias audiovisuais para trabalhar a temática aquecimento global no ensino de ciências
PDF

Palavras-chave

Ensino de ciências
Mídias audiovisuais
Objeto de estudo
Aquecimento Global

Como Citar

SALES , Samanda Nunes; PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes. O uso das mídias audiovisuais para trabalhar a temática aquecimento global no ensino de ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022009, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18411. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar como as mídias, especificamente os audiovisuais, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de ciências, no que diz respeito à temática do Aquecimento Global. Tivemos como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica, sendo levantado trabalhos convergentes com o tema em questão. Por meio dos trabalhos, verificamos que as mídias têm um potencial amplo, no que concerne a sua utilização no ensino de ciências, e especificamente sobre os audiovisuais, observamos que os autores apontam que o caráter instrumental desses recursos deve ser substituído pela sua utilização analítica. Em relação ao tema do Aquecimento Global, notamos que os audiovisuais podem ser um recurso rico para tratar criticamente as mensagens divulgadas sobre essa temática, no qual os professores poderão favorecer a compreensão sobre questões sociais da ciência, como a credibilidade, as credenciais, a expertise e conflitos de interesses de quem fala pela ciência nas mídias.

PDF

Referências

ARROIO, Agnaldo; GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf >. Acesso em: 23 ago. 2023.

BARBOSA, Luis Gustavo D.'Carlos; LIMA, Maria Emília de Castro; MACHADO, Andréa Horta. Ciência, Política e Mídia na perspectiva centrada no esclarecimento: a sociologia de Alan Irwin em diálogo com a educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 79-94, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/840>. Acesso em: 12 jul. 2023.

BARROSO, Marta F.; BORGO, Igor. Jornada no Sistema Solar. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 2.502-2.512, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbef/a/TmNTZX7Whf7YHVMMPWD9CwK/?format=pdf&lang=p>. Acesso em: 23 jun. 2023.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação? 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. cap. 1-2, p.1-29.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Media education: concepts, history and perspectives. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 ago. 2023.

BOYKOFF, Maxwell T.; BOYKOFF, Jules M. Climate change and journalistic norms: A case-study of US mass-media coverage, Geoforum, 2007. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016718507000188>. Acesso em: 23 ago. 2023.

CAJAZEIRAS, Vera Lucia Lavrado Cupello; NOVIKOFF, Cristina. Pedagogia da Práxis e as tecnologias: um caminho para o ensino da Física. Cadernos UniFOA, v. 7, n. 18, p. 55-61, 2012. Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1090>. Acesso em: 21 ago. 2023.

CARVALHO, Luiz Marcelo. A natureza da ciência e o ensino de ciências naturais: tendências e perspectivas na formação de professores. Pro-posições, v. 12, n. 1, 2001. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017>. Acesso em: Acesso em: 21 jul. 2023.

CUNHA, Marcia Borin da; GIORDAN, Marcelo. A imagem da ciência no cinema. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 9-17, 2009. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/03-QS-1508.pdf >. Acesso em: Acesso em: 21 jul. 2023.

DAMICO, James S.; BAILDON, Mark. Rethinking reliability after students evaluate a Facebook page about health care in Singapore. Journal of International Social Studies, v. 5, n. 1, p. 51-63, 2015. Disponível em: <https://iajiss.org/index.php/iajiss/article/view/156>. Acesso em: 12 ago. 2023.

DAMICO, James S.; BAILDON, Mark; PANOS, Alexandra. Media Literacy and Climate Change in a Post-Truth Society. Journal of Media Literacy Education, v. 10, n. 2, p.11 – 32, 2018. Disponível em: <https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol10/iss2/2/>. Acesso em: 12 ago. 2023.

DELIZOICOV, Nadir Castilho; DELIZOICOV, Demétrio. História da ciência e a ação docente: a perspectiva de Ludwik Fleck. In: PEDUZZI, Luiz O. Q.; MARTINS, André Ferrer. P.; FERREIRA, Juliana Mesquita Hidalgo. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, João Carlos da. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Santa Catarina: UNIOESTE, 2008.

FREITAS, Victor Menezes; QUEIRÓS, Wellington Pereira de; LACERDA, Nília Oliveira. O. Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de educação em ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 592-633, 2018. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6584387>. Acesso em: 12 ago. 2023.

HÖTTECKE, Dietmar; ALLCHIN, Douglas. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education. p. 641–666, 2020. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.21575>. Acesso em: 23 ago. 2023.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 687-715, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 23 ago. 2023.

MANZO, Kate. The usefulness of climate change films. Geoforum, v. 84, p. 88–94, 2017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016718517301549>. Acesso em: 23 ago. 2023.

MORAN, José Manuel. As mídias na educação. In: MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, p. 162-166, 2007.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, v. 10, n. 39, p. 225-249, 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728>. Acesso em: 21 jul. 2023.

PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes. Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o Aquecimento Global. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 01-18, 2020. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/issue/view/87>. Acesso em: 12 out. 2023.

RAMOS, Mariana Brasil. Na pauta das aulas de Ciências: discussão de controvérsias científicas na televisão. Tese (doutorado em ciências) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: <https://1library.org/document/zxlp974z-na-pauta-aulas-ciencias-discussao-controversias-cientificas-televisao.html>. Acesso em: 11 out. 2023.

RAMOS, Mariana Brasil; SILVA, Henrique César da. Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências. Cadernos Cedes, v. 34, n. 92, p. 51-67, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/hYtH9TBKqzH3F7h4BwBKCyD/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 11 jul. 2023.

SANTOS, Priscilla Carmona dos; ARROIO, Agnaldo. A utilização de recursos audiovisuais no ensino de ciências: tendências nos Enpecs entre 1997 e 2007. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., Anais... Florianópolis: Abrapec, 2009. p. 1-12. Recuperado de: <https://www.researchgate.net/publication/290989975_A_utilizacao_de_recursos_audiovisuais_no_ensino_de_ciencias_Tendencias_nos_Enpecs_entre_1997_e_2007>. Acesso em: 23 ago. 2023.

SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Mídia e educação: linguagens, cultura e prática pedagógica. In: TORRES, Patricia Lupion (Org.). Algumas vias para entretecer o pensar e o agir. Curitiba: Senar-PR, 2007.

SCHULDT, Jonathon P.; KONRATH, Sara H.; SCHWARZ, Norbert. ‘‘Global warming’’ or ‘‘climate change’’? Whether the planet is warming depends on question wording. Public Opinion Quarterly, v. 75, n. 1, p. 115–124, 2011. Disponível em: <https://academic.oup.com/poq/article/75/1/115/1846776?login=true>. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVA, Rosana Louro Ferreira. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 277-297, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/khfq8wZd3GKYMkNwVT6PzDd/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 23 ago. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Ciências em Foco

Downloads

Não há dados estatísticos.