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Crianças com oro-facial-digital (tipo i)
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Palavras-chave

Síndrome oro-facial-digital tipo 1 (SOFD1)
patologia
mutações genéticas
aprendizagem significativa

Como Citar

NUNES , Bruna de Fátima Souza; JUNG, Hildegard Susana. Crianças com oro-facial-digital (tipo i): desafios e possibilidades na aprendizagem. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022004, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18410. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A síndrome oro-facial-digital tipo 1 (SOFD1) é uma patologia resultante de mutações genéticas, caracterizada por malformações na face, cavidade oral e dedos. Crianças com essa síndrome podem enfrentar desafios no processo de escolarização. A presente pesquisa pretende mapear publicações relacionadas aos desafios e possibilidades na aprendizagem de crianças com a síndrome. Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, que buscou seus dados na plataforma Google Acadêmico. O corpus analítico, composto de dez artigos, foi examinado a partir da técnica de análise de conteúdo, sendo classificado nas categorias: desafios na aprendizagem de crianças com a síndrome oro-facial-digital tipo 1 e possibilidades na aprendizagem de crianças com a síndrome oro-facio-digital tipo 1. Os resultados sinalizam que a negligência, dificuldades de interação, comunicação, negação da presença dos estudantes com SOFD1 e a violência podem comprometer a aprendizagem. A educação inclusiva necessita de um trabalho conjunto entre escola, família e profissional da saúde.

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Referências

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