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Audiovisuais em livros didáticos de física
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Palavras-chave

Livro Didático
Perspectiva crítica
Educação em Ciências
Audiovisuais

Como Citar

DOMINGUES, Silmara Rodrigues; NETO, Jorge Megid; PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes. Audiovisuais em livros didáticos de física: Abordagens em perspectiva crítica para a educação em ciências. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 15, n. 00, p. e022002, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/18409. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A integração dos audiovisuais à Educação em Ciências é objeto de estudo de muitos pesquisadores, propondo sua incorporação às propostas de ensino e aprendizagem numa perspectiva crítica e intrínseca ao currículo, não apenas com caráter ilustrativo, instrumental e complementar. Assumindo que os livros didáticos são os principais materiais pedagógicos a que professores e estudantes da educação básica pública possuem acesso, neste trabalho buscamos realçar situações presentes em livros didáticos de Física que propõem o uso do audiovisual numa perspectiva crítica, instigam estudos de aspectos sociocientíficos dos conteúdos tratados e levam em conta a participação ativa e protagonista dos estudantes. Ao analisar seis coleções aprovadas no PNLD 2018, identificamos muitas ocorrências de uso dos audiovisuais de modo meramente ilustrativo e de reforço à transmissão de conteúdos por parte do professor. No entanto, em três dessas coleções, identificamos algumas raras propostas em conformidade com os avanços das pesquisas sobre uso dos audiovisuais na Educação em Ciências. Apresentaremos algumas dessas propostas com intuito de servirem de exemplo aos professores da educação básica para abordagens mais críticas e para o delineamento de atividades em que os estudantes possam ter uma participação mais ativa na construção de seu conhecimento.

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