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O construtivismo no ensino de ciências
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Palavras-chave

Construtivismo
Ensino de Ciências
Mudança Conceitual
Evolução Conceitual
Perfil Conceitual

Como Citar

GIACOPINI, Ágatha Maria Momoli; DA SILVA, Caio Sene; NETO, Jorge Megid. O construtivismo no ensino de ciências: origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 2, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15570. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Trata-se de um artigo com características de um ensaio teórico, cujo objetivo é apresentar e discutir as origens do movimento construtivista na área de ensino de Ciências no Brasil e em outros países e os principais modelos teóricos dos processos de mudança conceitual ou desenvolvimento conceitual. Este texto tem sido utilizado em várias disciplinas de graduação e cursos de formação continuada de professores, podendo ainda propiciar apoio teórico a pesquisas e estudos acadêmicos em geral. Temos defendido a ideia de que, embora os modelos de “mudança conceitual” e de “evolução conceitual” tenham sido mais difundidos em âmbito internacional e amplamente aplicados nos processos de ensino e aprendizagem na área de ciências da natureza, o modelo de “perfil conceitual”, além de incorporar os aspectos positivos dos dois modelos supracitados, traz uma discussão crítica das relações entre ciência, tecnologia e sociedade; valoriza os diversos processos de construção de conhecimentos por parte dos indivíduos e grupos sociais numa perspectiva de enculturação e não de aculturação; valoriza o diálogo entre as diferentes culturas e linguagens, sem considerar a cultura e a linguagem científicas em supremacia às diversas formas de conhecimento humano.

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