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Mudaram minha sala de aula
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Palavras-chave

Ensino na pandemia
Ensino remoto
tecnologias educacionais
COVID-19

Como Citar

VIANNA, Deise M.; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição; ARAÚJO, Renato Santos. Mudaram minha sala de aula: E agora?. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021001, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/15484. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Neste ano de 2020 passamos por mudanças radicais na vida social, escolar, particular. Um novo vírus (denominado SARS-CoV-2), que provocou a COVID-19, transformou as atividades escolares de maneira radical. Estudantes, professores e pessoal de apoio às escolares tiveram que fechar as escolas, assim como todas as cidades, foram esvaziadas.  Para a vida escolar foram realizadas alternativas de continuidade, através de comunicação via Internet. Várias dificuldades, para implantação de ensino remoto, são analisadas, como: material didático e acesso para os estudantes, produção de aulas com metodologias interativas, meios digitais, infra estrutura das escolas para divulgar produções docentes, entre outras questões. As perguntas que levantamos são as seguintes: mesmo depois da pandemia, nossas escolas apresentarão um novo modelo? O novo ensino presencial sofrerá modificações com maior entrosamento entre escola – comunidade – instituições de pesquisa? 

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