Explorando o ar: o ensino de ciências para estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Tiago Fernando Alves de Moura Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Autismo, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo desse trabalho é socializar uma proposta pedagógica que teve como intuito contribuir com o desenvolvimento integral de seis estudantes com idades entre nove e treze anos diagnosticados com autismo. Para tal, utilizamos a sequência de ensino investigativa (SEI), proposta pela Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, explorando situações nas quais, o deslocamento do ar produz movimento em objetos. Para a coleta de dados utilizamos registros em áudio, que posteriormente foram transcritos e anotações em um caderno de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo proposta por Bardin. As atividades propiciaram aos estudantes desenvolvimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Destacamos a contribuição que materiais multissensoriais podem agregar ao processo de ensino dos aprendizes, possibilitando explicações mais complexas sobre as relações entre o ar e o movimento de objetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Fernando Alves de Moura, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Ciências

Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de Engenharia

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Trad. Maria Inês Corrêa Nascimento. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 08 de agosto. 2020.

CAMARGO, Eder Pires de. O Ensino de Física no Contexto da Deficiência Visual: Elaboração e Condução de Atividades de Ensino de Física para Alunos Cegos e com Baixa Visão. Tese de Doutorado, UNICAMP, Campinas 2005.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Conhecimento Físico no Ensino Fundamental. São Paulo: Editora Scipione, 1998.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

GASPAR, Alberto.; HAMBURGER, Ernst Wolfgang. Museus e centros de ciências. In: Roberto Nardi. (Org.). Pesquisas em ensino de Física. 1ed.São Paulo: Escrituras, 1998, v. 1, p. 105-125.

GASPAR, Alberto. Experiências de ciências.2ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

KURTZ, Lisa. Visual Perception Problems in Children with AD/HD, Autism, and Other Learning Disabilities: A Guide for Parents and Professionals. American pbk, ed. 2006.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª edição, São Paulo: E.P.U., 2013.

LUPTON, Hugh. Histórias de Sabedoria e Encantamento. Trad: Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salgado. Impasses sobre o Conhecer e o Ver. In: O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília: CORDE, 1994.

ORRÚ, Silvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak Ed; 2012, 188p.

WOOLLEY, Jacqueline; MCINNIS Brown, Melissa. The development of children’s concepts of invisibility. In: Cognitive development vol. 34, p. 63-75. 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Como Citar

MOURA, T. F. A. de; CAMARGO, E. P. de. Explorando o ar: o ensino de ciências para estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021006, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14673. Acesso em: 5 dez. 2021.