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Explorando o ar: o ensino de ciências para estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental
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Palavras-chave

Ensino por investigação
Autismo
Ensino de Ciências

Como Citar

MOURA, T. F. A. de; CAMARGO, E. P. de. Explorando o ar: o ensino de ciências para estudantes com autismo nos anos finais do ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 14, n. 00, p. e021006, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14673. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho é socializar uma proposta pedagógica que teve como intuito contribuir com o desenvolvimento integral de seis estudantes com idades entre nove e treze anos diagnosticados com autismo. Para tal, utilizamos a sequência de ensino investigativa (SEI), proposta pela Dra. Anna Maria Pessoa de Carvalho, explorando situações nas quais, o deslocamento do ar produz movimento em objetos. Para a coleta de dados utilizamos registros em áudio, que posteriormente foram transcritos e anotações em um caderno de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo proposta por Bardin. As atividades propiciaram aos estudantes desenvolvimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Destacamos a contribuição que materiais multissensoriais podem agregar ao processo de ensino dos aprendizes, possibilitando explicações mais complexas sobre as relações entre o ar e o movimento de objetos.

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