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Experimentação e aprendizagem de eletromagnetismo segundo a teoria dos campos conceituais de vergnaud
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Palavras-chave

Eletromagnetismo; Experimentos; Campos Conceituais

Como Citar

DA SILVA ROCHA, Carlos Henrique; FAUR DE CASTRO CATARINO, Giselle. Experimentação e aprendizagem de eletromagnetismo segundo a teoria dos campos conceituais de vergnaud. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020018, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14253. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino de Eletromagnetismo, no terceiro ano do Ensino Médio, baseada em experimentos de baixo custo. As estratégias priorizaram os conceitos físicos em detrimento de abordagens que valorizam unicamente ferramentas matemáticas, possibilitando aos alunos uma participação mais ativa no processo de aprendizagem. A pesquisa utilizou como referencial teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a Experimentação no Ensino da Física. A pesquisa qualitativa envolveu a aplicação de uma Sequência Didática em quatro momentos. Os dados foram coletados via observação, gravação das aulas, questionários e entrevistas. Para análise, seguimos os pressupostos teóricos aqui apresentados. Como resultados, aponta-se que os alunos se mostraram mais motivados quando apresentados aos conceitos do Eletromagnetismo através da abordagem experimental e demonstraram melhor compreensão dos conceitos quando confrontados com as situações, criadas e mediadas pelo professor, ampliando o domínio dos conceitos envolvidos.

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