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Fracasso universitário
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Palavras-chave

fracasso
ensino
fracasso universitário
discurso

Como Citar

PROCOPIO, Marcos Vinícios Rabelo; PROCÓPIO, Leandra Vaz Fernandes Catalino. Fracasso universitário: o discurso produzido nas últimas décadas. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020008, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14230. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Reconhecendo que o fracasso no âmbito educativo tem sido um problema de ordem mundial e envolve diversas perspectivas, o presente artigo visa analisar a trajetória do discurso realizado sobre o fracasso. Por meio de uma pesquisa de revisão sistémica de cunho qualitativo e de estudo bibliométrico se realizou uma investigação em periódicos qualis A e B dos anos de 1990 a 2020. Foram selecionados 39 artigos que discutem o tema do fracasso sobre algum enfoque, os quais foram organizados e analisados. Os resultados apontam para uma realidade plural no discurso nas últimas décadas, não contemplando como deveria o meio universitário. Na década de 90 se evidenciam estudos que culpabilizam a escola, mudando este enfoque nas duas décadas seguintes buscando outras análises como explicação (ambiente, trabalho-infantil, questões sociológicas,...), não centrando na relação causa e consequência como única forma de explicar o fracasso. Sugere-se mais investigações e publicações sobre o tema no ensino superior.

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