Resumo
Apresentamos um relato de experiência com a disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências, quando foi necessária a mudança de aula presencial para remota, no período da pandemia em 2020. A disciplina é eletiva no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz no Rio de Janeiro. Utilizamos como suporte digital WhatsApp, Sala de Aula e Meet, do Google, em aulas síncronas. Contamos com diferentes palestrantes pesquisadores da área, através de vídeos, previamente elaborados, seminários dos alunos e debates. Ao final, avaliamos através de um questionário, a participação dos alunos, o esquema do curso e temas abordados, que são os que mais se destacam na área de pesquisa em ensino. A necessidade de transformação de uma aula presencial para remota foi aceita pelos participantes, formando uma rede de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores.
Referências
BRAGA, Camila e SUAREZ, Maribel. Teoria Ator-Rede: novas perspectivas e contribuições para os estudos de consumo Cad. EBAPE.BR Rio de Janeiro: v. 16, nº 2, 2018. (p. 218-231)
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade, 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do AtorRede. Salvador: EDUFBA, 2012.
PRESTES, Zoia Quando Não é Quase a Mesma Coisa: Traduções de Lev Semionovitch Vigotski, 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012
SCHWAB, Klaus, A Quarta Revolução Industrial. Portugal: Levoir S.A., 2017
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