Banner Portal
Mudança de rumo
PDF

Palavras-chave

ensino remoto
pesquisa em ensino de ciências
recursos digitais

Como Citar

VIANNA, Deise Miranda; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. Mudança de rumo: de aula presencial para ensino remoto. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020004, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14227. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Apresentamos um relato de experiência com a disciplina Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências, quando foi necessária a mudança de aula presencial para remota, no período da pandemia em 2020. A disciplina é eletiva no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz no Rio de Janeiro. Utilizamos como suporte digital WhatsAppSala de Aula e Meet, do Google, em aulas síncronas. Contamos com diferentes palestrantes pesquisadores da área, através de vídeos, previamente elaborados, seminários dos alunos e debates. Ao final, avaliamos através de um questionário, a participação dos alunos, o esquema do curso e temas abordados, que são os que mais se destacam na área de pesquisa em ensino. A necessidade de transformação de uma aula presencial para remota foi aceita pelos participantes, formando uma rede de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores.  

PDF

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal, 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997
BRAGA, Camila e SUAREZ, Maribel. Teoria Ator-Rede: novas perspectivas e contribuições para os estudos de consumo Cad. EBAPE.BR Rio de Janeiro: v. 16, nº 2, 2018. (p. 218-231)
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade, 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do AtorRede. Salvador: EDUFBA, 2012.
PRESTES, Zoia Quando Não é Quase a Mesma Coisa: Traduções de Lev Semionovitch Vigotski, 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012
SCHWAB, Klaus, A Quarta Revolução Industrial. Portugal: Levoir S.A., 2017

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.