Banner Portal
Estudos de aula
PDF

Palavras-chave

Estudos de Aula
Desenvolvimento profissional de professores
Melhoria das Aprendizagens dos Estudantes

Como Citar

MARTINS, Priscila Bernardo; CURI, Edda; BORELLI, Suzete de Souza. Estudos de aula: o ensino de grandezas e medidas no 1º ano do ensino fundamental. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020002, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/14226. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No presente texto nosso objetivo é trazer algumas reflexões sobre um Estudo de Aula envolvendo o Eixo Estruturante Grandezas e Medidas, desenvolvido no ano letivo de 2019 numa escola da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, com uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental inserida em um curso de extensão no âmbito de um Projeto de Pesquisa. Especificamente, buscamos analisar os episódios mais relevantes, no sentido de compreender as contribuições e desafios dos Estudos de Aula no desenvolvimento profissional do professor, bem como nas aprendizagens matemáticas dos estudantes. Para isso, a investigação, incorpora a abordagem qualitativa interpretativa. Os dados revelam que somente a partir desta reflexão, é que o grupo de professores percebeu a importância de conhecer com mais profundidade o conteúdo que será ensinado em sala de aula, a fim de averiguar as dificuldades conceituais dos estudantes, e redirecionar novas indagações para a compreensão do tema.

PDF

Referências

BORELLI, S.S. Estudos de Aula na formação de professores de Matemática em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental que ensinam números inteiros. 2019. 247f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.
BRASIL. Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC: Brasília.
BROWN, M. W. (2009). The teacher – toll relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, J. T.; HERBEL-EISENMANN, B. A. & LLOYD, G. M. (Ed.). Mathematics teachers at work: connecting curriculum materials and classroom instruction. (pp. 17-36). New York: Routledge, 2009.
CURI, E., & MARTINS, P.B. (2018). Contribuições e Desafios de um Projeto de Pesquisa que envolve grupos colaborativos e a Metodologia Lesson Study. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia 11 (2), 478-497.
CRESWEL, J.W. (2010). Métodos Qualitativos In J.W. Creswel (Orgs.), Projeto de Pesquisa métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. (pp. 206-212). Porto Alegre: Artmed.
MARTINS, P.B. 2020. Potencialidades dos estudos de aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática na rede municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo implementação curricula.251f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SME-SP). (2017). Cadernos da Cidade Saberes e Aprendizagens - Ensino Fundamental de Matemática. SME/ COPED: São Paulo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SME-SP). (2017). Currículo da Cidade - Ensino Fundamental de Matemática. SME/ COPED: São Paulo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SME-SP). (2019). O Ensino de Matemática em questão: Apontamentos para discussão e implementação do Currículo da Cidade. SME/ COPED: São Paulo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (SME-SP). (2020). O Ensino de Matemática em questão: O Estudo de Aulas na formação de Professores que ensinam Matemática: aspectos metodológicos, potencialidades e desafios. SME/ COPED: São Paulo.

Apesar do periódico ser de acesso aberto, utilizando a Licença Creative Commons, os direitos autorais dos trabalhos submetidos são de exclusividade da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.