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Análise dos conteúdos de hidrografia abordados em livro didático das escolas públicas do Estado de São Paulo
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Palavras-chave

Hidrografia; ensino; geografia escolar; análise do conteúdo.

Como Citar

CHARLES, Ralph; JOSÉ, Rafael Vinícius São; DE SOUZA, Ivonice Sena; IGNÁCIO, Camila Fernanda. Análise dos conteúdos de hidrografia abordados em livro didático das escolas públicas do Estado de São Paulo. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 13, p. e020001, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/10082. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo sobre a Hidrografia é de extrema relevância, uma vez que a água é um elemento indispensável às diversas formas de vida presentes no planeta. Assim, este artigo objetivou verificar como o livro didático de Geografia da 5ª série (6º ano) adotado em escolas públicas do estado de São Paulo apresenta os conteúdos de Hidrografia. Sendo assim, este material foi avaliado quanto aos conteúdos abordados, à concepção de Hidrografia, consistência, lacunas na construção dos conceitos, clareza e adequação ao nível de ensino. Os resultados demonstraram que a concepção de Hidrografia é simplista e fragmentada, uma vez que o livro é bastante resumido. Foram constatadas bastantes lacunas e inconsistências na construção de conceitos. Por fim, a linguagem apresentada está adaptada e é adequada à idade dos leitores. Contudo, os conteúdos são apresentados de forma reducionista, carecendo de informações mais detalhadas e contextualizadas.

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Referências

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