Avaliação das propriedades mecânicas de diferentes tipos de cimento de ionômero de vidro
PDF

Palavras-chave

Cimento de ionômero de vidro
Compostos de flúor
Ácido poliacrílico

Como Citar

GUIMARAES, Livia; GOBBO, Vanessa; LINS, Rodrigo. Avaliação das propriedades mecânicas de diferentes tipos de cimento de ionômero de vidro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192505. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2505. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Esta pesquisa objetivou-se avaliar as propriedades mecânicas de diferentes tipos de ionômeros de vidro comerciais por meio da rugosidade superficial e resistência à compressão. Foram confeccionadas 10 amostras cilíndricas de 6x4mm dos 19 diferentes ionômeros de vidro comerciais, e os que eram fotopolimerizáveis seguiram as normas de cada fabricante para o tempo de fotoativação com o fotopolimerizador VALO (Ultradent Products Inc., South Jordan, UT, EUA). As amostras foram armazenadas em água destilada a 37?C por 24 horas até a realização dos testes. A análise de rugosidade superficial foi realizada em rugosímetro digital de bancada (Surfcorder SE 1700, KosakaLab, Toquio, Japão) em três leituras por diferentes direções. O teste de resistência à compressão foi realizado em máquina de ensaio universal (EMIC, 500DL, São José dos Pinhais, Brasil). Os dados foram analisados pelo teste estatístico ANOVA um fator, com nível de significância de 5%. Pôde-se observar que os ionômeros de vidro que apresentaram menor rugosidade superficial foram: Ionofast e Vitro Fil LC R, estatisticamente diferentes dos grupos: Ion-Z, Vitro Molar, Vitro Fil R e Ionglass R. Para a análise de resistência à compressão, os grupos que obtiveram maior resistência foram: Vitro Fil LC R, Riva Light Cure e Ionofast, diferentes estatisticamente dos grupos: Magic Glass R, Ionofil Plus, Maxxion R, Ion-Z, Ionglass R, Vitro Fil R, Uniglass R e Riva Luting.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192505
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.