Avaliação das propriedades mecânicas de diferentes tipos de cimento de ionômero de vidro
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Cimento de ionômero de vidro
Compostos de flúor
Ácido poliacrílico

How to Cite

GUIMARAES, Livia; GOBBO, Vanessa; LINS, Rodrigo. Avaliação das propriedades mecânicas de diferentes tipos de cimento de ionômero de vidro. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192505. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2505. Acesso em: 16 jul. 2024.

Abstract

Esta pesquisa objetivou-se avaliar as propriedades mecânicas de diferentes tipos de ionômeros de vidro comerciais por meio da rugosidade superficial e resistência à compressão. Foram confeccionadas 10 amostras cilíndricas de 6x4mm dos 19 diferentes ionômeros de vidro comerciais, e os que eram fotopolimerizáveis seguiram as normas de cada fabricante para o tempo de fotoativação com o fotopolimerizador VALO (Ultradent Products Inc., South Jordan, UT, EUA). As amostras foram armazenadas em água destilada a 37?C por 24 horas até a realização dos testes. A análise de rugosidade superficial foi realizada em rugosímetro digital de bancada (Surfcorder SE 1700, KosakaLab, Toquio, Japão) em três leituras por diferentes direções. O teste de resistência à compressão foi realizado em máquina de ensaio universal (EMIC, 500DL, São José dos Pinhais, Brasil). Os dados foram analisados pelo teste estatístico ANOVA um fator, com nível de significância de 5%. Pôde-se observar que os ionômeros de vidro que apresentaram menor rugosidade superficial foram: Ionofast e Vitro Fil LC R, estatisticamente diferentes dos grupos: Ion-Z, Vitro Molar, Vitro Fil R e Ionglass R. Para a análise de resistência à compressão, os grupos que obtiveram maior resistência foram: Vitro Fil LC R, Riva Light Cure e Ionofast, diferentes estatisticamente dos grupos: Magic Glass R, Ionofil Plus, Maxxion R, Ion-Z, Ionglass R, Vitro Fil R, Uniglass R e Riva Luting.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192505
PDF (Português (Brasil))

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Download data is not yet available.