Diferentes concentrações de ferro na dieta durante a prenhez influenciam na capacidade aeróbia da prole?
PDF

Palavras-chave

Desempenho físico
Concentrações de ferro
Lactato mínimo.

Como Citar

CAVALLARO, Lucca Antonio Rodrigues; ESTEVES, Andrea Maculano; FRANCO, Beatriz da Silva; BEZERRA, Rosangela Maria Neves. Diferentes concentrações de ferro na dieta durante a prenhez influenciam na capacidade aeróbia da prole?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018909. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/909. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A deficiência de ferro (DFe) é frequente em atletas devido à alta demanda de ferro exigida pelos exercícios físicos. No entanto, não está bem esclarecido na literatura se, essas particularidades da relação do padrão de ferro no organismo com a performance, podem ser influenciadas pela epigenética. Assim, nesse trabalho aplicamos diferentes concentrações de ferro na dieta durante a prenhez, divididos em 4 grupos (padrão-40mg/kg, restrição-4mg/kg, restrição2-4mg/kg e suplementação-100mg/kg), após o nascimento da prole avaliamos o desempenho físico pelo teste de Lactato Mínimo realizado pelo protocolo de natação. Os resultados sugerem que o grupo de prole de mães restrição de ferro antes e durante a prenhes, obteve uma queda notória em seu desempenho ao longo do experimento.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018909
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.