A anemia durante a prenhez provoca alteração no sono e comportamento da prole fêmea em idade adulta?
PDF

Palavras-chave

Padrão de sono
Dietas de ferro
Comportamento motor.

Como Citar

MOTA, Diego Silva; ESTEVES, Andrea Maculano; FRANCO, Beatriz da Silva; BEZERRA, Rosângela Maria Neves. A anemia durante a prenhez provoca alteração no sono e comportamento da prole fêmea em idade adulta?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018355. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/355. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Na gestação, a mulher pode ter deficiência de ferro (DFe), devido à maior demanda de ferro para o desenvolvimento do feto, placenta e cordão umbilical. Estudos demonstram que filhos de mães que passaram por DFe na gestação apresentaram alterações cognitivas e fisiológicas. No entanto, pouco se sabe das consequências da DFe durante a gestação, no comportamento e no sono na vida adulta dos filhos. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar alterações no comportamento e no padrão de sono das proles de mães que receberam dietas com diferentes concentrações de ferro durante a prenhez. As proles foram distribuídas em três grupos: mãe dieta padrão (PAD), mãe dieta restrição de ferro (REST) e mãe dieta suplementação de ferro (SUP) durante a prenhez. As proles realizaram, com dois, três e quatro meses de vida, um teste comportamental para avaliar a atividade locomotora e uma polissonografia aos 4 meses para avaliar o padrão de sono. Os grupos PAD e SUP tiveram redução da atividade locomotora e rearing aos 4 meses quando comparados aos seus 2 meses de vida. Além disso, o grupo REST, demonstrou aumento de rearing do 3º mês para o 4º mês de vida. Os achados sugerem que dietas com diferentes concentrações de ferro durante a prenhez, podem ocasionar alterações no comportamento locomotor da prole em idade adulta. No entanto, essas dietas não foram significantes para causar alterações no padrão de sono.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018355
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.