Avaliação da influência do tratamento crônico de pramipexol na atividade locomotora em ratos SHR
PDF

Palavras-chave

Pramipexol
Atividade locomotora
Augmentation.

Como Citar

SANTOS, Nádia Esteves dos; ESTEVES, Andrea Maculano; APARECIDA, Camila; FRANCO, Beatriz da Silva; ABDA, Milca. Avaliação da influência do tratamento crônico de pramipexol na atividade locomotora em ratos SHR. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181063. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1063. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é uma patologia sensoriomotora crônica, com impacto negativo no sono e na qualidade de vida. Ela é caracterizada por sensações anormais nos membros inferiores, com piora noturna e alívio com a movimentação e apresenta relação com o envelhecimento. Em seu tratamento, são utilizados agonistas dopaminérgicos, como o pramipexol (PPX). O uso crônico de PPX, ou mesmo o aumento da dose, podem causar um efeito denominado síndrome do aumento (augmentation). O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do PPX, durante 45 dias em um modelo animal. Foram utilizados ratos SHR com três diferentes idades: com 75 (PPX1 e Salina), 91 (PPX2) e 125 dias de idade (PPX3 e salina). Os animais dos grupos PPX e Salina receberam por 45 dias, no mesmo horário (7AM), uma injeção diária de pramipexol e salina respectivamente. A dose inicial para os grupos PPX1 (n=6) e Salina (n=4) foi de com 0,1mg/kg nas quatro primeiras semanas, e de 0,25mg/kg na quinta e sexta semana. Já os grupos PPX2 (n=4) e PPX3 (n=4), receberam droga nas quatro primeiras semanas de 0,05mg/kg e na quinta e sexta semana de 0,25mg/kg. A avaliação da atividade motora dos animais (teste open field) foi realizada nos momentos basal, e semanalmente antes da administração da droga. Os resultados demonstraram de forma geral que os grupos que receberam PPX tiveram alterações de peso e de comportamento na ambulação periférica, total e rearing em relação ao grupo Salina.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181063
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.