Relação entre horas de sono e desempenho físico em deficientes
PDF

Palavras-chave

Tempo de sono
Desempenho físico
Deficiência.

Como Citar

SILVA, Adrielly Nascimento; ESTEVES, Andrea Maculano. Relação entre horas de sono e desempenho físico em deficientes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201862. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/62. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Analisar o comportamento do sono pode trazer informações úteis para a preparação de um desportista e para seu desempenho em competições nacionais e internacionais. O sono tem um papel restaurador e o exercício físico está associado a diversas alterações no seu padrão. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar o efeito da extensão e privação do tempo de cama, no desempenho físico de atletas de alto rendimento com deficiência física, visual e intelectual. Para isso, foram avaliados 10 atletas de atletismo de uma equipe da cidade de Limeira. Foram aplicados em um momento basal, extensão e privação de sono os questionários sobre qualidade de sono (Pittsburgh), sonolência (Karolinska), além do diário do sono (7 dias). Para avaliação da relação entre horas de sono e desempenho físico, Foram realizados testes de esforços (simulação de prova oficial) no final de cada período (basal, extensão e privação). Os resultados sugerem que o sono prolongado além do habitual pode contribuir para melhorar o desempenho físico e a qualidade de sono.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201862
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.