Desenvolvimento de processo de extração sequencial a alta pressão para obtenção de compostos fenólicos a partir de pimenta malagueta (Capsicum frutescens)
PDF

Palavras-chave

Pimentas malagueta
Extração com líquidos pressurizados
Compostos fenólicos.

Como Citar

GUEDES, Fernanda Franceschi; MARTINEZ, Julian. Desenvolvimento de processo de extração sequencial a alta pressão para obtenção de compostos fenólicos a partir de pimenta malagueta (Capsicum frutescens). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018428. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/428. Acesso em: 26 jun. 2024.

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento de um processo de extração sequencial para recuperar capsaicinoides e compostos fenólicos empregando extração com CO2 supercrítico (SFE) seguido de uma extração com líquido pressurizado (PLE) a partir de pimenta malagueta (Capsicum frutescens) como uma alternativa para agregar valor a este cultivar. A extração supercrítica foi conduzida nas condições previamente otimizadas de 15 MPa e 40 °C., com posteriores ensaios de PLE utilizando misturas de etanol e água (50, 75 e 100% de etanol, w/w) como solvente a diferentes temperaturas (45, 55 e 65 °C) e a pressão fixa de 10 MPa. Os extratos obtidos foram avaliados em termos do rendimento global de extração, teor de compostos fenólicos pelo método de Folin-Ciocalteau, Quantificação dos capsaicinoides por Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência (UPLC) e atividade antioxidante pelo método de DPPH.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018428
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.