Extração de óleo essencial e compostos fenólicos de limão Taiti (Citrus latifolia) usando CO2 supercrítico e líquidos pressurizados
PDF

Palavras-chave

Subproduto
Composto fenólicos
Antioxidantes

Como Citar

ARAÚJO, Talita; MARTINEZ, Julian; COLLEONI, Camilla; BARRALES, Francisco. Extração de óleo essencial e compostos fenólicos de limão Taiti (Citrus latifolia) usando CO2 supercrítico e líquidos pressurizados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192252. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2252. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O Brasil tem destaque no cenário mundial por ser um grande produtor de frutos cítricos, sendo um deles o limão Taiti. Na produção de suco desse fruto, ocorre a geração de bastante subprodutos, como casca e bagaço. A casca, em especial, apresenta alto conteúdo de compostos fenólicos com caráter antioxidante. Foi realizado um estudo sobre a extração dos compostos fenólicos do limão Taiti por meio da técnica de extração com líquidos pressurizados (PLE – Pressurized Liquid Extraction), sob diferentes temperaturas e utilizando etanol e água como solventes. Através do monitoramento de variáveis como temperatura, pressão e concentração de solventes, foi possível avaliar que a melhor condição experimental foi a extração na temperatura de 75 ºC, com a utilização de solvente de 75 % de etanol de água.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192252
PDF

Referências

ARAÚJO, T.; MARTINEZ, J.; COLLEONI, C.; BARRALES, F. Extração de óleo essencial e compostos fenólicos de limão Taiti (Citrus latifolia) usando CO2 supercrítico e líquidos pressurizados. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 27, p. 1-1, 13 jan. 2019.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.