Teor de fenólico totais e potencial antioxidante in vitro do extrato por fluido supercrítico do tucum-do-pantanal (Bactris setosa Mart)
PDF

Palavras-chave

Compostos fenólicos
Tucum-do-Pantanal
Capacidade antioxidante.

Como Citar

VESPA, Caren Ellis; JUNIOR, Mario Roberto Marostica; BALLARD, Cintia Reis; SANTOS, Philipe dos; MARTÍNEZ, Julian. Teor de fenólico totais e potencial antioxidante in vitro do extrato por fluido supercrítico do tucum-do-pantanal (Bactris setosa Mart). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018267. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/267. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O Tucum-do-Pantanal (Bactris setosa Mart) é um fruto que possui boa quantidade de composto fenólicos (CPs), mas sua capacidade antioxidante ainda é pouco explorada. O objetivo desse trabalho foi avaliar seu teor de CPs, por Folin Cicalteau, e o seu potencial antioxidante in vitro, pelos métodos de ORAC e FRAP na extração por líquido pressurizado (ELP) através de um planejamento experimental. As condições com maior capacidade antioxidante foram as realizadas a 80°C, enquanto que a acidificação do solvente obteve melhor resultado apenas na análise de FRAP. Os resultados para o Tucum-do-Pantanal demonstraram que a eficiência de extração foi influenciada pela temperatura e acidificação do meio, é sabido que altas temperaturas podem diminuir a tensão superficial e viscosidade do solvente, acelerando a solubilização dos analitos, bem como a acidificação ajuda a prevenir a oxidação de compostos fenólicos obtendo assim maior capacidade antioxidante.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018267
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.