Responsividade da pressão arterial frente a diferentes protocolos de treinamento aeróbio em hipertensos
PDF

Palavras-chave

Hipertensão arterial
Treinamento aeróbio
Responsividade

Como Citar

TEODORO, Ellen; MARTINS, Ivyna; CLAUDINO, Larissa; MIKAHIL, Mara; FERREIRA, Marina; CASTRO, Alex; CAVAGLIERI, Cláudia. Responsividade da pressão arterial frente a diferentes protocolos de treinamento aeróbio em hipertensos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720193101. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/3101. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dentre as estratégias de prevenção, controle e tratamento da hipertensão arterial, o treinamento aeróbio se apresenta como uma ferramenta efetiva, responsável por quedas crônicas dos níveis de pressão arterial, sendo recomendado por diretrizes internacionais de hipertensão. No entanto, ainda que recomendações internacionais corroborem os efeitos anti-hipertensivos do exercício físico para a maioria dos indivíduos, as respostas individuais ao treinamento regular podem ser altamente heterogêneas, havendo indivíduos não-responsivos à intervenção. A investigação dos fatores relacionados à heterogeneidade de resposta da pressão arterial ao treinamento aeróbio pode contribuir para a adoção de estratégias de treinamento mais eficientes, garantindo benefícios a um maior número de indivíduos.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720193101
PDF

Referências

Pescatello, L.S. et al., Med Sci Sports Exerc, 2004, 17 (11): 87.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.