Influência de um programa de treinamento aeróbio sistematizado sobre a função cognitiva e atenção plena em hipertensas
PDF

Palavras-chave

Função cognitiva
Atenção plena
Treinamento aeróbio contínuo

Como Citar

RIBEIRO, Thiago; MIKAHIL, Mara; FERREIRA, Marina; CASTRO, Alex; CAVAGLIERI, Cláudia. Influência de um programa de treinamento aeróbio sistematizado sobre a função cognitiva e atenção plena em hipertensas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2977. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as respostas cognitivas e mudanças na escala MAAS (Mindful Attention Awareness Scale) após 12 semanas de treinamento aeróbio contínuo (TAC). Vinte e uma mulheres hipertensas controladas e menopausadas, foram randomizadas em dois diferentes grupos: grupo TAC e Grupo Controle (GC). As avaliações ocorreram nos períodos pré e pós 12 semanas de intervenção, sendo realizadas através de teste de interferência palavra-cor de Stroop, para verificar as respostas cognitivas e questionário MAAS, para analisar as mudanças no nível de atenção plena. As comparações entre os grupos foram realizadas por análise de variância, utilizando o momento pré como covariável, analisando as mudanças através da comparação entre os deltas pré e pós treinamento e controle. O nível de significância adotado foi de 5%. Para análise de caracterização da amostra foi utilizado teste T independente. TAC apresentou redução significativa no tempo de execução da etapa 1 do teste de Stroop (P<0,008) e redução da quantidade de erros da etapa 3 (P<0,016). Para o nível de atenção plena da escala MAAS, não foram encontradas mudanças significativas, assim como não houve associação significativa entre o teste de Stroop e score da escala MAAS. Esses achados demonstram que 12 semanas de TAC foram suficientes para promover melhoras significativas em determinadas etapas do teste de Stroop, porém não apresentou resultados significativos no nível de atenção plena.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192977
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.