Análise de resistência de união em esmalte dental previamente clareado com peróxido de carbamida a 10% contendo diferentes espessantes
PDF

Palavras-chave

Peróxido de carbamida
Clareamento dental
Força de resistência.

Como Citar

CRICIOLI, Carolina Bossi; LIMA, Debora Alves Nunes Leite; PÚBLIO, Juliana do Carmo; ZECZKOWSKI, Marília; AMBROSANO, Gláucia Maria Bovi; AGUIAR, Flávio Henrique Baggio. Análise de resistência de união em esmalte dental previamente clareado com peróxido de carbamida a 10% contendo diferentes espessantes. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic262018281. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/281. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Avaliou a resistência ao cisalhamento do esmalte clareado com peróxido de carbamida a 10% (CP) associado a diferentes espessantes, carbopol e natrosol. 60 blocos dentais bovinos foram divididos em 6 grupos (n= 10), G1: sem clareamento, G2: CP com carbopol (FGM), G3: CP com natrosol (Drogal Manipulação (DM)), G4: CP com cabopol (DM), G5: gel de Natrosol (DM), G6: gel de carbopol (DM). Os géis foram aplicados por 4 horas diárias por 14 dias e mantidos em saliva artificial na estufa a 37°C. No final dos tratamentos, restaurações de resina composta foram feitas na superfície do esmalte e a resistência adesiva foi obtida por meio de teste de microcisalhamento. Após o teste, imagens foram obtidas por microscopia eletrônica de varredura, para observar a interface entre esmalte e resina. Os dados foram submetidos à análise estatística, usando one-way ANOVA para resistência adesiva e teste exato de Fisher (?= 5) para o tipo de fratura.Os G2, G4 e G6 apresentaram maior frequência de fratura adesiva, mas não diferiram entre si. G3 apresentou maior frequência de fratura mista e adesiva. G5 apresentou maior frequência de fratura mista, seguida de adesiva, coesiva em esmalte e dentina. Os grupos não diferiram estatisticamente na análise de resistência de união. De acordo com os resultados, pode-se concluir que o tratamento clareador com peróxido de carbamida 10% e diferentes espessantes, não influenciou na resistência de união da restauração à superfície de esmalte dental.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018281
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.