Desenvolvimento de um protocolo para dimensionamento de amostras de pesquisas em odontologia com tomografia computadorizada de feixe cônico
PDF

Palavras-chave

Tamanho da amostra
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Bioestatística.

Como Citar

CARDELLI, Laís Oliveira de Araújo; AMBROSANO, Glaucia Maria Bovi; SOUZA, Carolina Vieira Valadares e; LIMA, Carlos Augusto de Souza. Desenvolvimento de um protocolo para dimensionamento de amostras de pesquisas em odontologia com tomografia computadorizada de feixe cônico. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018771. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/771. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Grande quantidade de pesquisas está sendo desenvolvidas na área de Odontologia utilizando a TCFC sendo o cálculo amostral uma etapa muito importante para essas pesquisas, pois amostras excessivas ou insuficientes podem influenciar negativamente nos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para estimar o tamanho da amostra necessário para cada pesquisa em função do seu tipo, do delineamento do estudo e das variáveis encontradas.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018771
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.