Efeito do tratamento clareador com cálcio e diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio no esmalte dental com estágios iniciais de erosão
PDF

Palavras-chave

Erosão
Clareamento dental
Cálcio.

Como Citar

FRANCISCO, Maria Julia Valentini; LIMA, Debora Alves Nunes Leite; SILVA, Bruna Guerra; AGUIAR, Flávio Henrique Baggio. Efeito do tratamento clareador com cálcio e diferentes concentrações de peróxido de hidrogênio no esmalte dental com estágios iniciais de erosão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018971. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/971. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse estudo invitro será avaliar o efeito de géis de clareamento caseiro e de consultório, com e sem cálcio, em dentes com estágios iniciais de erosão,na mudança de cor e microdureza superficial do esmalte dental. Serão utilizados 120 blocos de dentes bovinos (4x4mm e 3mm de altura, os quais serão divididos em 5 grupos (n=12)de acordo como tratamento clareador: G1) sem tratamento(Grupo controle), G2) peróxido de hidrogênio (PH) 35% sem cálcio (HP Maxx -FGM),G3)PH 35% com cálcio (HP Blue Calcium -FGM), G4) PH 7,5% sem cálcio (Clareador Pola Day –SDI) e G5) PH 7,5% com cálcio (White Class –FGM). As análises de cor e microdureza serão feitas em blocos dentais diferentes, sendo 12 espécimes para análise de cor e 12 espécimes para análise de microdureza,por grupo. Previamente ao tratamento clareador, os espécimes passarão por um processo de erosão na superfície de esmalte, no qual serão imersos em uma solução de ácido cítrico 0,3%a um pH de 3,25 (ajustado com hidróxido de sódio) sob agitação contínua (70 rpm)em temperatura ambiente, por 120 segundos. As análises desse estudo, de cor e microdureza serão mensuradas através do espectrofotômetro (Konica Minolta CM-700d) analisados pelo sistema CIE Lab de acordo com as coordenadas (L*,a*,b*)e pelo microdurômetro com edentador Knoop (Shimadzu HMV-2000, Shimadzu Corp., Kyoto, Japan) respectivamente.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018971
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.