Resistência adesiva de reparo em resinas compostas convencionais e ‘bulk-fill’ utilizando diferentes técnicas de adesão
PDF

Palavras-chave

Resinas compostas
Polimerização
Materiais dentários.

Como Citar

ZANELLI, Wilian Segatto; BARON, Giselle Maria Marchi; RIBEIRO, Mariana Dias Flor; LINS, Rodrigo Barros Esteves; AGUIAR, Flávio Henrique Baggio; MARTINS, Luís Roberto Marconde. Resistência adesiva de reparo em resinas compostas convencionais e ‘bulk-fill’ utilizando diferentes técnicas de adesão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181382. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1382. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a resistência de união de diferentes tipos de resinas compostas (Charisma Diamond; Filtek Z350 e Tetric N-Ceram Bulk Fill) reparadas por distintas técnicas de adesão (adesivo Scotchbond, 3M ESPE; silano Ceramic Primer RelyX, 3M ESPE; silano + adesivo). As amostras foram confeccionadas dentro de moldes de silicona de condensação, em que haviam as dimensões de 7x2x1mm de espesura, sendo 9 grupos (n=12). Estas amostras foram submetidas ao teste de flexão de três pontos avaliando a resistência à flexão e o módulo de elasticidade. Posteriormente foi realizado o reparo das amostras fraturadas abordando os três tipos de adesão para a análise de resistência de união à microtração. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade (Shapiro-Wilk e Kolmogorov-Smirnov, com p>0.05), e ao teste paramétrico ANOVA um fator com post-hoc de Tukey (?=0.05). A resina Charisma apresentou os maiores valores estatísticos (p<0,05) sobre o módulo de elasticidade e resistência à flexão. O maior valor de resistência adesiva foi percebido para resina Charisma reparada com silano+adesivo, sendo estatisticamente semelhante à Charisma reparada somente com adesivo e Filtek Z350 reparada somente com silano. Os menores valores de resistência adesiva foram percebidos na resina Tetrik N-Ceram Bulk Fill independente do sistema de adesivo utilizado.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181382
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.