Pinos de fibra de vidro
PDF

Palavras-chave

Técnica para retentor intrarradicular
Resistência ao cisalhamento
Resinas compostas.

Como Citar

RODRIGUES, Victoria Castelan; AGUIAR, Flavio Henrique Baggio; LINS, Rodrigo Barros Esteves; PEREIRA, Renata; MARTINS, Luís Roberto Marcondes. Pinos de fibra de vidro: influência da técnica de cimentação na resistência ao cisalhamento por extrusão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181348. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1348. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este estudo avaliou a influência da técnica de cimentação na resistência ao cisalhamento por extrusão (push-out) na interface de união da dentina intrarradicular e pinos de fibra de vidro. Foram utilizadas 80 raízes de dentes bovinos, divididas em 8 grupos (n=10), de acordo com o cimento resinoso (Rely X ARC - 3M ESPE e DUO-LINK – BISCO) e técnica de cimentação (Técnica Convencional, Técnica de 2 passos com cimento resinoso e Técnica de 2 passos associando cimento resinoso e resina composta do tipo bulk fill - Filtek Bulk-Fill Flow - 3M ESPE ou Surefil SDR Flow – Dentsply). As amostras foram submetidas ao teste de extrusão e o padrão de fratura foi avaliado através de Microscópio Eletrônico de Varredura. Os dados foram submetidos à análise estatística ANOVA um fator e post-hoc Tukey (?=0.05). Os maiores valores de push-out foram obtidos pela técnica de cimentação convencional com Rely X ARC e técnica de 2 passos associando cimento DUO-LINK e resina Filtek Bulk-fill. Os menores valores foram obtidos pela técnica de cimentação convencional com DUO-LINK. Os demais grupos apresentaram resultados estatisticamente semelhantes. O padrão de fratura mais obtido foi adesiva entre cimento resinoso e dentina para todos os grupos. Concluiu-se que as técnicas de cimentação apresentaram desempenho semelhante entre si.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181348
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.