Desenvolvimento e caracterização de sorvete probiótico à base de biomassa de banana verde acrescido de alimentos ricos em compostos fenólicos
PDF

Palavras-chave

Biomassa de banana verde
Probióticos
Compostos fenólico

Como Citar

SCHRAMM, Caroline; BEZERRA, Rosangela; MORAES, Adriane de. Desenvolvimento e caracterização de sorvete probiótico à base de biomassa de banana verde acrescido de alimentos ricos em compostos fenólicos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192529. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2529. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A alimentação funcional é baseada no consumo de alimentos que possuem em sua composição nutrientes e/ou não nutrientes que irão promover algum efeito benéfico ao organismo, além de nutrir. Diversos estudos têm sido realizados sobre as atividades dos alimentos com alegações funcionais, e sobre a adição destes em preparações comuns do dia a dia, como o uso de probióticos em chocolate e sorvetes, e da biomassa de banana verde em bolos e brigadeiros. O presente estudo propõe elaborar um sorvete á base de biomassa de banana verde sabor chocolate com hortelã e extrato de pimenta calabresa, acrescidos de cultura probiótica (B. animalis).

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192529
PDF

Referências

MORAES, Fernanda P.; COLLA, Luciane M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. 2006. 14 p. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2006.
COSTA, Neuza M. B.; ROSA, Carla De Oliveira B. Alimentos funcionais: Componentes Bioativos e Efeitos Fisiológicos. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2016.
RANIERI, Lucas Menezes; DELANI, Tieles Carina De Oliveira. Banana Verde (Musa Spp): Obtenção Da Biomassa E Ações Fisiológicas

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.