Avaliação da intenção de amamentar de gestantes portadoras de diabetes mellitus e hipertensão arterial crônica
PDF

Palavras-chave

Aleitamento materno
Diabetes mellitus
Hipertensão arterial

Como Citar

PEREIRA, Beatriz; BEZERRA, Rosangela. Avaliação da intenção de amamentar de gestantes portadoras de diabetes mellitus e hipertensão arterial crônica. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720191643. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1643. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No Brasil a taxa de amamentação exclusiva até os 6 meses é de 39% sendo muito inferior ao esperado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A amamentação exclusiva e de forma complementar até os 2 anos traz diversos benefícios para a saúde do bebê e da mãe, sendo importante incentivar o aleitamento materno. As mães com diabetes e hipertensão apresentam menores taxas de amamentação comparadas as mães que não apresentam essas comorbidades. Diversos fatores são relacionados com as baixas taxas de amamentação como idade materna, dados socioeconômicos e tipo de parto. O objetivo do trabalho é avaliar a intenção de amamentar de gestantes que apresentam diabetes mellitus ou hipertensão arterial crônica, atendidas em um hospital público, e descrever os motivos alegados para amamentar ou não. Por se tratar de pesquisa qualitativa foram convidadas a participar da pesquisa gestantes internadas no hospital público com diabetes pré-gestacional (tipo 1 ou tipo 2) ou hipertensão crônica, que responderam a questionário qualitativo na forma de entrevista que foi gravada e transcrita posteriormente para extrair os dados do contexto de intenção e motivos para a amamentação. O número de entrevistas foi de 16 voluntárias em função da aceitação em participar da pesquisa e repetição das respostas das pacientes atendidas nas unidades de internação. Para as análises das das entrevistas foram utilizadas as técnicas temáticas de análise indutiva e dedutiva com a criação de um manual de codificação.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720191643
PDF

Referências

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Indicators for assessing breastfeeding practicesWorld Health Organization, 1991.

FINKELSTEIN, S. A. et al. Breastfeeding in women with diabetes: Lower rates despite greater rewards. A population-based study. Diabetic Medicine, v. 30, n. 9, p. 1094–1101, 2013.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. 7a DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 107, n. 3, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes- Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Uso de chupeta em crianças amamentadas: prós e contras. Guia Prático de Atualização, 2017.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.