Avaliação das alterações de cor e brilho em compósitos resinosos de baixo custo nacionais
PDF

Palavras-chave

Resinas compostas
Escovação mecânica simulada
Cor e brilho

Como Citar

SOARES, Mariana; AGUIAR, Flavio; PINTO, Larissa; LIMA, Débora; MARCHI, Giselle; PEREIRA, Renata; FERRETTI, Marcela. Avaliação das alterações de cor e brilho em compósitos resinosos de baixo custo nacionais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 27, p. 1–1, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2720192954. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/2954. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho avaliou variações de cor e brilho de compósitos convencionais de baixo custo do mercado odontológico brasileiro, quando submetidos à escovação simulada. A partir de uma matriz de teflon, foram confeccionados 50 espécimes cilíndricos. Todas as amostras foram submetidas à análise de cor e brilho antes e após escovação. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade. Os resultados mostraram que nenhum compósito apresentou mudança clinicamente significativa de cor após a escovacao (?E<2.7). Filtek apresentou os maiores valores de ?E, enquanto Fillmagic os menores. Ultrafill, LLis e Applic foram estatisticamente semelhantes à Filtek e FillMagic. Quanto ao brilho, antes da escovação os maiores valores foram obtidos por Filtek, seguido por FillMagic e Ultraffil. Applic não diferiu estatisticamente de Filtek, FillMagic e Llis. Llis não diferiu estatisticamente de FillMagic, Applic e Ultrafill. Após a escovação, Filtek apresentou os maiores valores de brilho, diferindo estatisticamente dos demais compósitos. Os valores de brilho diminuíram após escovação para todos os compósitos. Concluiu-se que a utilização de resinas compostas de baixo custo não apresenta prejuízos em relação as suas propriedades físicas, à curto prazo, quando comparada a uma resina composta comumente utilizada do mercado.

https://doi.org/10.20396/revpibic2720192954
PDF

Referências

Reinhardt, JW.; Balbierz, MM.; Schultz, CM.; Simetich, B.; Beatty, MW.. Oper Dent. 2019 Jan/Feb;44(1):65-75.
Takahashi, R.; Jin, J.; Nikaido, T.; Tagami, J.; Hickel, R. e Kunzelmann, KH.. Dent Mater J. 2013;32(1):75-82.

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.