A implementação do Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo: Uma avaliação de processos
PDF

Palavras-chave

meio ambiente
avaliação
município

Como Citar

ATANAZILDO LEME, Guilherme; PAVAN SERAFIM, Milena. A implementação do Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo: Uma avaliação de processos. Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4371. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O Programa Município VerdeAzul (PMVA), se insere no campo de gestão ambiental, sob a perspectiva de atribuição de responsabilidades para os governos locais, sendo os mesmos os formuladores de ações em prol da gestão ambiental. A descentralização de políticas públicas, em especial de políticas ambientais, visa a interação das demandas locais e dos governos locais como formuladores de alternativas, estimula o engajamento da comunidade local, o surgimento de ONGs e associações para o debate da sustentabilidade, podendo formar uma rede em prol das alternativas sustentáveis.

Operacionalizado por meio de Resoluções publicadas pela Sub-secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com os municípios sendo formuladores e implementadores das ações ambientais de acordo com as Diretivas publicadas pelo programa. A articulação do PMVA no município se dá por meio dos Interlocutores, que são representantes das prefeituras municipais, indicado pelo prefeito, tendo a responsabilidade em realizar a articulação do programa com todas as áreas envolvidas no município e enviar as ações planejadas e realizadas para a coordenação por meio do Sistema Informatizado.

Diante disto, a presente pesquisa teve como objetivo estudar o contexto e a trajetória da temática ambiental no âmbito da política pública; realizar um diagnóstico dos processos de trabalho estruturantes do programa e das características organizacionais; identificar o marco jurídico que condiciona o procedimento e/ou os processos estruturantes do programa; e por fim, identificar possíveis gargalos e riscos.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Guilherme Atanazildo Leme, Milena Pavan Serafim

Downloads

Não há dados estatísticos.