Tendo em vista que a expansão considerável do acesso aberto é cada vez mais forte na comunidade científica e, em consequência disso, surgem as publicações científicas de acesso aberto, onde no atual momento, nos faz refletir que o Brasil e o mundo estão se posicionando em relação a esses eventos, colocando em prática nas suas universidades, a formação, funcionamento de serviços e suporte à editoração científica através de seus portais de periódicos, sendo esses qualificados a partir da colaboração e apoio dos editores e publicações indexadas neles.
Dessa forma, “II Encontro Nacional de Portais de Periódicos”, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto de 2019, terá como objetivo proporcionar aos participantes o acesso as principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, contando, sobretudo, com a troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados. Desde já se espera com a abertura desse segundo encontro implementar e fortalecer a Rede Nacional de Portais de Periódicos “Tulipa”, apresentando alguns resultados concretos realizados pelo grupo idealizador da Rede.
Promovido pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, em parcerias com docentes, bibliotecários e técnicos administrativos em diversas áreas interligadas aos periódicos credenciados no Portal, o evento abordará a temática “Da visibilidade científica e acadêmica ao processo de indexação em Portais de Periódicos Científicos: como estão os nossos rankings?”. A temática foi construída com base no resultado das avaliações aplicadas aos participantes do evento do I Encontro de Editores de Periódicos da UNICAMP, realizado em agosto de 2018, que mostraram o interesse em uma programação voltada aos aspectos práticos da gestão editorial, com ênfase em desafios da área da comunicação científica que necessitam de orientações de especialistas. Desse modo, a programação buscará atender a um público alvo envolvido com essas questões e já fiel a eventos realizados anteriormente, ampliando a abrangência para além da região sudeste, com interesse nacional.
O evento é gratuito e aberto ao público, com expectativa de até 250 participantes. Os palestrantes previstos para a participação do evento estão vinculados a instituições públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos internacionais, e apresentarão conhecimentos e informações que são frutos de suas pesquisas ou atuações profissionais. Contaremos também com a realização de minicursos totalmente ligados à temática central, em que os ministrantes poderão contribuir de forma prática à formação de gestores de periódicos científicos na execução de tarefas relacionadas à gestão editorial como um todo, na busca da internacionalização das publicações por meio da indexação em bases de dados e diretórios científicos foco do nosso evento.
Com a realização, desse “Encontro Nacional” buscaremos a efetivação e institucionalização de novos serviços por meio dos Portais, a criação de parcerias entre docentes e indexadores internacionais, melhorando a visibilidade da produção científica do país, favorecendo a discussão sobre o Acesso Aberto, fomentando a colaboração entre redes de pesquisadores, possibilitando novas descobertas e evidenciando um crescimento no desenvolvimento social, científico e econômico. Assim, o convite realizado aos especialistas do Directory Open Access Journals (DOAJ) e da base de dados RedALyC, justifica-se que por se tratarem de indexadores importantes para a literatura científica, o RedALyC é um dos indexadores indicados pelo CNPq nos editais anuais para publicações periódicas, apresentando-se de certa forma, como indexadores bastante concorridos no processo de solicitação de indexação, e com a presença desses especialistas no evento, serão sanadas dúvidas, procedimentos, e forma mais breve de ingresso mais rápido aos indexadores.